O Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves atua na manutenção e montagem de sistemas, mecanismos e componentes de meios de transportes, em especial, da área aeronáutica. Executa supervisão destas tarefas e atividades. Elabora planejamento de processos e documentação técnica, planeja e controla ambientes produtivos e de manutenção de aeronaves, assiste à direção de empresas do setor de transporte aeronáutico. Conhece os aspectos sociais, éticos e filosóficos desta área de atuação e as responsabilidades no meio social que integra. É orientado a seguir sempre normas de segurança, higiene e proteção ao meio-ambiente.
A estrutura das aeronaves e de seus sistemas e componentes - aviões de transporte de passageiros, aviões executivos, helicópteros - , as características dos materiais utilizados na fabricação; o funcionamento e a manutenção dos sistemas hidráulicos, de trens de pouso, de ar condicionado e dos propulsores, além dos processos de reparos estruturais e soldagem. O aluno também aprende a utilizar as publicações técnicas e manuais de aviões e dos componentes, estuda desenho técnico, inglês técnico aplicado à aviação e informática e legislação. As disciplinas fundamentais para o aprendizado das matérias profissionalizantes são cálculo, física, álgebra e geometria.
Supervisiona a revisão e a manutenção de aviões. Atua na gestão, no planejamento e no controle dos serviços de manutenção de aeronaves e seus componentes. No planejamento de serviços, define a sequência das atividades de manutenção, otimiza as tarefas e controla os prazos de execução de cada etapa de trabalho. Orienta o técnico na execução das atividades de montagem e regulagem dos componentes das aeronaves. Zela pelo cumprimento das normas de segurança de voo.
O mercado para essa profissão é promissor. A frota de jatos executivos cresceu nos últimos anos na América Latina, onde o Brasil é o principal representante. Além disso, a região de São José dos Campos concentra as principais empresas aeroespaciais do País.
Companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, fabricantes de partes e componentes de aeronaves, centros de manutenção de aeronaves, empresas de aviação executiva, empresas operadoras e de manutenção de helicópteros e Forças Armadas. Como empreendedor, pode implantar sua própria oficina de reparo ou revisão de componentes para atuar como fornecedor de serviços para os centros de manutenção de aeronaves.
Atenção! A cada processo seletivo é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.