O Tecnólogo em Banco de Dados projeta, implementa e gerencia bases de dados. A partir de recursos técnicos e ferramentas de programação e supervisão, desenvolve métodos de segurança e integridade, aplicativos de dados, administrando ambientes e planejando estratégias de utilização. É responsável também por manter ativos e em operação os sistemas de dados, zelando pelo sigilo sobre as informações. A administração de contas e a documentação técnica também fazem parte das atividades desse profissional.
O raciocínio lógico é uma das habilidades mais necessárias ao aluno que quer cursar Banco de Dados. Matemática está presente na maioria das disciplinas específicas da graduação tecnológica. Outros assuntos abordados são programação de computadores, arquitetura e gerenciamento de sistemas, sistemas operacionais, além de administração, estatística e inglês.
A base de dados é considerada o coração de uma empresa. E o tecnólogo é quem projeta e administra esse complexo arquivo que armazena e organiza informações digitais. Isso inclui desde o cuidado com o conjunto de máquinas, como os servidores, até a configuração dos softwares de gerenciamento de dados e informações. O tecnólogo também é responsável por testar, avaliar e monitorar o funcionamento do banco de dados, avaliando a taxa de velocidade da troca de informação, por exemplo.
O administrador de banco de dados está entre os profissionais mais bem remunerados da área de Tecnologia da Informação. É importante ressaltar que, geralmente, é exigido desse profissional uma disponibilidade de 24 horas pelo celular.
Empresas públicas e privadas, instituições financeiras, consultorias, indústrias e empresas especializadas em Tecnologia da Informação.
Atenção! A cada processo seletivo é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.