Calculadora Fatec

Marketing

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Matérias com peso 2: Matemática e Português

Visão geral

O tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a ser praticados. Atento às constantes mudanças, este profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais estão diretamente ligados às atribuições deste profissional.

O que o aluno estuda

Português é essencial para a redação de planos de marketing e para a comunicação com o cliente. Matemática e estatística são ferramentas usadas em pesquisas de mercado. O aluno vai aprender também sobre relacionamento com o cliente e sobre como oferecer produtos direcionados a cada público, além da elaboração de campanhas promocionais e características dos canais de distribuição. O curso ensina ainda a preparar um planejamento de marketing para uma empresa ou um produto. Empreendedorismo, ética e responsabilidade social, inglês e espanhol completam o currículo.

O que o profissional faz

Elabora planos de marketing; prepara e executa campanhas promocionais nos pontos de venda de produtos; define como a empresa deve se relacionar com o público, zelando pelo nome e pela imagem da empresa; analisa o comportamento do consumidor; elabora e aplica questionários de pesquisa de mercado; desenvolve programas de fidelidade, que aproximam consumidor e empresa ao oferecer benefícios para os clientes; determina a organização dos produtos em uma loja, por exemplo, de modo a dar mais visibilidade; realiza análises e estudos sobre o público de um produto ou serviço

A área de Marketing Digital, que envolve o uso da internet e de celulares, por exemplo, está em crescimento.

Onde trabalhar

Em empresas, nos departamentos de Marketing ou de Venda e na gestão de produtos e marcas; empresas especializadas em pesquisa de mercado; comércio; sites de comércio eletrônico; agências. O profissional pode abrir seu próprio negócio, como consultorias, agências e empresas de treinamento em atendimento ao cliente.

Onde estudar


Talvez você possa se interessar também por



ANALISAR OUTRO CURSO