Calculadora Fatec

Mecânica de Precisão

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Matérias com peso 2: Física e Matemática

Visão geral

O Tecnólogo em Mecânica de Precisão está habilitado a atender, a montar, a manter, a desenvolver e a projetar sistemas mecânicos de precisão, utilizando técnicas mecatrônicas, que integram a mecânica e a eletrônica à informática. Trabalha com os conceitos da mecânica tradicional para entender como funcionam os atuadores mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos. Lida com as funções dos sensores ópticos, hidráulico-pneumáticos, mecânicos eletrônicos etc., que irão converter essas grandezas físicas em sinais elétricos, que, por sua vez, serão controlados por computadores. Conhecimentos em eletrônica e informática, além da mecânica, fazem parte integrante da sua formação profissional. Está capacitado para realizar testes de avaliação de sistemas automatizados, para controlar a qualidade de produtos, utilizando métodos metrológicos de precisão. Pode dedicar-se ao ensino e à pesquisa aplicada, bem como realizar vistorias, avaliação e laudo técnico dentro do seu campo profissional.

O que o aluno estuda

Química, física, cálculo, estatística, óptica e desenho técnico são algumas das disciplinas básicas que ajudam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, fundamental para profissão. Entre as específicas estão eletrotécnica, tecnologia de fabricação voltada à mecânica, materiais de construção, metrologia (ciência da medição) e aplicações de robôs industriais. Conhecimentos que preparam os alunos com habilidades necessárias para atuar nas áreas de metrologia, mecatrônica, robótica e automação industrial, assim como noções de empreendedorismo e inglês também fazem parte da matriz curricular.

O que o profissional faz

Está habilitado a projetar, operar, montar, manter, desenvolver e construir sistemas mecânicos de precisão. Lida com sensores ópticos, hidráulicos, pneumáticos, mecânicos e eletrônicos, além de ser responsável pela realização de testes de avaliação de sistemas automatizados de controle de qualidade de produtos, utilizando métodos metrológicos de precisão.

O interesse por esse profissional tem aumentado no mercado porque os processos produtivos estão cada vez mais focados no uso racional dos recursos (gestão sustentável), buscando diminuir o desperdício de matéria-prima, seja ela natural ou sintética. Para tanto, exigem-se máquinas bem precisas e calibradas para o controle da qualidade e confiabilidade da produção.

Onde trabalhar

Indústrias dos setores metalomecânico, automotivo, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, como pesquisador nas áreas de materiais aplicados à mecânica e mecânica de precisão. O tecnólogo pode ainda constituir sua própria empresa de equipamentos para controle de máquinas e processos, consultoria ou dedicar-se à carreira no ensino.

Onde estudar


Talvez você possa se interessar também por



ANALISAR OUTRO CURSO