Calculadora Fatec

Mecânica: Processos de Soldagem

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Matérias com peso 2: Física e Matemática

Visão geral

O Tecnólogo em Mecânica: Processos de Soldagem está habilitado a realizar e vistoriar projetos de estruturas soldadas, elaborar processos de produção, atuar como inspetor níveis I e II, qualificar soldadores, avaliar e emitir laudos técnicos, elaborar orçamentos, planejar e coordenar ensaios destrutivos e não destrutivos, desenvolver pesquisas para novos produtos e automação, atuar na gestão empresarial, ensino e treinamento, dentro de seu campo profissional. As áreas de atuação são: industrial, naval, petroquímica, aeronáutica, social, pesquisa, ensino, treinamento, automação, robótica, sistema de qualidade, manutenção, vendas e compras técnicas, dentro das atividades de Soldagem.

O que o aluno estuda

Os alunos aprendem os diferentes tipos de processos de soldagem (união ou revestimento de peças) de metais e materiais não ferrosos (como vidros, plásticos e materiais compostos). Matemática, cálculo, física, química, elétrica, mecânica, metalurgia e informática são disciplinas básicas para a compreensão do curso. O aluno também aprende corte dos materiais e revestimentos, processos de fabricação, desenho técnico e tratamento térmico, entre outro assuntos. Noções de direito empresarial e administração, gestão ambiental, segurança do trabalho e inglês completam a matriz curricular.

O que o profissional faz

Planeja e supervisiona o processo de soldagem de diversos tipos de materiais metálicos e não metálicos. Define, por exemplo, qual é o tipo de processo mais adequado para cada material e calcula o custo dos procedimentos indicados. Especifica os equipamentos; orienta a seleção e o treinamento de soldadores, acompanhando o seu desempenho; analisa os conjuntos soldados, controlando a qualidade. Planeja e coordena ensaios em laboratório; supervisiona mão de obra, material, equipamento e segurança. Pode dedicar-se ao ensino e à pesquisa, bem como realizar vistoria e avaliação.

O uso de novas tecnologias leva a indústria a buscar profissionais capacitados para lidar com processos de soldagem em materiais de última geração. Atualmente, o mercado tem dificuldade de encontrar profissional com essa qualificação, o que dá ao tecnólogo boas oportunidades de trabalho e salário.

Onde trabalhar

Indústrias de base, metalomecânica, instituições de ensino e pesquisa e órgãos públicos. Como empreendedor, pode abrir sua própria empresa de consultoria ou prestadora de serviços especializados em projetos que requeiram condições específicas de durabilidade, confiabilidade, proteção ao meio ambiente e economia de recursos.

Onde estudar


Talvez você possa se interessar também por



ANALISAR OUTRO CURSO