Calculadora Fatec

Sistemas Biomédicos

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Matérias com peso 2: Biologia e Química

Visão geral

O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos está habilitado a projetar e a realizar manutenção de aparelhos médico-hospitalares. Está apto a praticar metodologia analítica, tanto em laboratórios de análises clínicas como em laboratórios de saúde pública. Pode assessorar a administração no planejamento de laboratórios, não só quanto às condições de instalação de equipamentos, como na previsão de peças de reposição. Pode fazer parte de equipes médicas, participar de núcleos de desenvolvimento científico e tecnológico, assim como participar de atividades industriais de fabricação de equipamentos e desenvolver programas de biotecnologia. Pode dedicar-se à pesquisa aplicada, vistoria, avaliação e laudo técnico, dentro do seu campo de atuação profissional.

O que o aluno estuda

Estrutura e funcionamento de equipamentos médico-hospitalares - que envolve, por exemplo, química, física, mecânica, eletroeletrônica, tecnologias de fabricação e de materiais, instrumentação biomédica, análise de equipamentos médico-hospitalares e manutenção de sistemas biomédicos - e disciplinas da área biológica, como biologia celular, fisiologia, anatomia, microbiologia, fisiologia e imunologia são assuntos estudados no curso.

O que o profissional faz

Planeja, implanta, gerencia e mantém equipamentos clínicos e médico-hospitalares, como respirador artificial, monitores, desfibrilador etc. O tecnólogo é responsável, por exemplo, por checar os equipamentos que serão utilizados durante um procedimento médico. Também pode compor a equipe que atuará durante uma cirurgia. Supervisiona e coordena equipes de manutenção. Assessora a aquisição de equipamentos, orientando quanto às especificações técnicas; executa a instalação e fornece treinamento para os usuários dos aparelhos. Nos fabricantes dos equipamentos médico-hospitalares, está apto para atuar na elaboração de projetos de produtos e na assistência técnica. Pode trabalhar ainda como vendedor técnico.

área de equipamentos médicos é ampla no Brasil, com poucos profissionais e mercado de trabalho promissor.

Onde trabalhar

Hospitais, clínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares e órgãos públicos. É possível abrir um negócio próprio, como uma empresa para revenda ou manutenção de equipamentos.

Onde estudar


Talvez você possa se interessar também por



ANALISAR OUTRO CURSO