O Tecnólogo Têxtil conhece os equipamentos e acessórios normalmente utilizados nos processos de fiação, tecelagem, malharia, tinturaria, acabamento e confecção, assim como suas principais características e rendimentos. Está habilitado a estudar, a projetar e a dirigir implantações na indústria têxtil de confecções, com condições para avaliar e sugerir as diferentes matérias-primas a serem utilizadas no processo envolvido, bem como desenvolver novos produtos. Tem particular desenvoltura no controle da qualidade em todas as fases do processo industrial, desde a aquisição de matéria-prima até o produto final. Localiza problemas de ordem técnica e propõe soluções. Conhece os princípios básicos de contabilidade, custos industriais, direito trabalhista, análise de viabilidade econômica, relações humanas e fluxos de comunicação. Efetua projeções orçamentárias de lançamento de novos produtos, dirige e supervisiona sistemas de produção, podendo chefiar equipes de projetos, produção e controle, bem como realizar trabalhos técnicos de atualização e manutenção de equipamentos têxteis e correlatos. Pode atuar nas áreas de Marketing Têxtil e de Compras ou Vendas, por estar habilitado a realizá-las com avaliação técnica do produto. Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa aplicada e realizar vistorias, avaliação e laudos técnicos, dentro de seu campo profissional.
A produção de fios, fibras têxteis e diferentes tipos de tecidos, desde o tratamento da matéria-prima até os fluxos de processos de fabricação, assim como as instalações industriais e tecnologias das tecelagens, malharias, confecções de vestuário e lavanderias estão entre os assuntos abordados no curso. As bases são as disciplinas de química, física e matemática. Gestão ambiental, história da moda, fundamentos de marketing, contabilidade, inglês e espanhol completam o currículo. O curso de Produção Têxtil é focado no processo de produção, enquanto a graduação tecnológica de Têxtil e Moda alia os conhecimentos sobre fabricação ao design e às tendências de moda.
Atua em qualquer etapa do processo de produção de tecidos. Cuida da aquisição da matéria-prima. Define a quantidade e o tipo de matéria-prima, de máquina e equipamentos necessários à produção. Determina a mão de obra necessária para cada atividade produtiva, a sequência de produção, a quantidade a ser produzida, os prazos e planeja a configuração do ambiente fabril. Coordena ainda as rotinas de manutenção das máquinas e equipamentos. Está apto também a controlar a qualidade em todas as fases da produção e a desenvolver novos produtos.
A cidade de Americana, onde o curso é oferecido, e os municípios Santa Bárbara D'Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Tietê, Piracicaba e Campinas formam a região com a maior concentração de indústrias do setor têxtil do Estado de São Paulo.
Indústrias têxteis, indústrias de química na área têxtil, confecções, fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis e laboratórios de qualidade. Pode atuar também como representante comercial técnico ou ainda empreender, abrindo uma consultoria ou ateliê.
Atenção! A cada processo seletivo é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.