O Tecnólogo em Têxtil e Moda atua na cadeia produtiva têxtil, desde a fabricação de fios até a comercialização do produto final. Esse profissional, obedecendo aos padrões de qualidade e sustentabilidade, desenvolve projetos e pesquisas tecnológicas ligadas à produção têxtil. Trabalha na criação de fios, tecidos e malhas, nos processos de beneficiamento e na definição de cores, além de poder participar do planejamento da produção. Está habilitado ainda a desenvolver coleções de moda, analisando tendências e preferências dos consumidores, atuando nos processos de modelagem, confecção e acabamento de peças de vestuário. Responsabiliza-se pela produção de desfiles, lançamento de novos produtos e catálogos de moda. Com visão empreendedora e conhecimentos de gestão, o profissional é capaz de elaborar projeções orçamentárias, gerenciar equipes de produção e desenvolvimento, realizar ações de marketing e vendas.
Física, química, matemática elementar e estatística são subsídios básicos para as disciplinas técnicas, como as que ensinam sobre fios e fibras têxteis, tecidos e tecelagem. O curso une o conteúdo de Produção Têxtil aos assuntos relacionados à Moda, como design de moda, estamparia e acessórios, elaboração de coleções, desenho, pesquisa e tendência de moda, entre outros. O aluno aprende também inglês, direito empresarial, matérias de gestão ambiental, de produção, de pessoas, de marca e de inovação (que orienta a criação de processos ou produtos dentro da empresa).
Trabalha na criação de fios, tecidos e malhas e nos processos de definição de suas cores. Participa do planejamento da produção. Desenvolve coleções de moda, analisa tendências e preferências dos consumidores. Atua na modelagem, confecção e acabamento de peças de vestuário. Produz desfiles, lançamentos de novos produtos e catálogos de moda. Realiza ações de marketing e vendas. Há muitas possibilidades de empreender como, por exemplo, criando sua própria marca ou coleção.
O curso de Têxtil e Moda passou a ser oferecido em 2015 para atender ao segmento de confecções, que está em alta, devido ao crescimento na produção de vestuário. Americana, Santa Bárbara D'Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Tietê, Piracicaba e Campinas formam a região com a maior concentração do setor têxtil e de confecções do Estado de São Paulo.
Confecções, indústrias têxteis, lojas de moda, agência de design, ateliês de moda.
Atenção! A cada processo seletivo é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.