Calculadora Fatec

Biocombustíveis

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Matérias com peso 2: Biologia e Química

Visão geral

O Tecnólogo em Biocombustíveis atua na cadeia de produção, comercialização e uso de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, planejando, dirigindo, monitorando, gerenciando e controlando matérias primas, produtos, coprodutos, processos e fatores de produção utilizados nessa cadeia produtiva. A promoção da sustentabilidade, em seu conceito amplo, da conservação ambiental e da inclusão social devem ser princípios orientadores da atuação desse profissional de nível superior. Trabalha na pesquisa de novas tecnologias e de processos de produção de energia e de gestão ambiental. Elabora documentação técnica relativa aos processos em que atua, obedecendo às legislações e às normas locais, nacionais e internacionais.

O que o aluno estuda

A produção de combustíveis é feita a partir de matéria orgânica de origem vegetal (biomassa), como cana-de-açúcar, soja, milho, além de resíduos, como o bagaço da cana e sobras de poda de eucaliptos. O aluno vai aprender como produzir biodiesel, biogás, bioetanol e bioeletricidade. As disciplinas básicas para a compreensão dos processos de produção são física, química, biologia e matemática. Gestão da qualidade, gestão ambiental, fundamentos de logística e inglês também fazem parte da matriz curricular do curso.

O que o profissional faz

Planeja, gerencia e supervisiona a produção de biocombustíveis nas indústrias. Está apto a gerenciar equipes de produção e de manutenção de equipamentos industriais e agrícolas. É responsável por controlar a qualidade tanto da matéria-prima quanto do produto final. Pode atuar também em laboratórios industriais, analisando as características e propriedades dos biocombustíveis e na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Nas propriedades rurais, pode cuidar da preparação do solo para o plantio, em especial da cana-de-açúcar, assim como das técnicas de colheita.

A sociedade e o mercado demandam o uso de energias renováveis e limpas em alternativa à energia proveniente do petróleo, o que abre campo de trabalho para o tecnólogo em Biocombustíveis. O Brasil é o segundo maior produtor global de bioetanol e biodiesel, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, conforme levantamento realizado em 2014 pelo Balanço Energético Nacional.

Onde trabalhar

Indústrias sucroenergéticas, como usinas e destilarias de cana-de-açúcar e indústrias de biodiesel e de etanol; indústrias de equipamentos para produção de biocombustível; empresas do segmento de oleaginosas (soja, dendê, girassol, pinhão manso, mamona etc); instituições de ensino e pesquisa. O tecnólogo pode ainda abrir seu próprio negócio.

Onde estudar


Talvez você possa se interessar também por



ANALISAR OUTRO CURSO